Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

A RBCCV em versão eletrônica no SciELO

DOI: 10.1590/S0102-76381999000100002

SciELO (Scientific Library Online - http://www.scielo.br) é o produto da Metodologia para a Preparação, Armazenamento, Disseminação e Avaliação de Publicações Científicas em Formato Eletrônico, desenvolvido com o principal objetivo de ampliar a visibilidade da produção científica brasileira.

O Projeto surgiu em janeiro de 1997, como resultado de convênio entre a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - http://www.fapesp.br) e a BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - http://www.bireme.br).

O trabalho foi realizado de maneira experimental no primeiro ano, desenvolvendo e aperfeiçoando a metodologia e aplicando em um grupo selecionado de revistas nacionais na área do conhecimento científico. A partir do segundo semestre de 1998 teve início a fase de expansão, ampliando o número de títulos de revistas nacionais e, até o ano 2000, o SciELO deverá incluir de 75 a 100 títulos em sua coleção.

A metodologia do Projeto é diferenciada do conjunto de informações levadas à Internet, por obedecer a rígido controle de avaliação, seleção e operacionalidade.

O SciELO será instalado em outros países da América Latina e Caribe - em abril próximo será inaugurado o SciELO Chile - , com o objetivo de cobrir a maior parte da produção científica latinoamericana e do Caribe. Hoje é um dos elementos da Biblioteca Virtual em Saúde. BVS (http://www.bireme.bvs), que está sendo desenvolvida pela BIREME/OPAS/OMS, com acesso universal, independentemente da localização do pesquisador.

A Biblioteca Virtual em Saúde foi aprovada na VI Reunión del Sistema Latinoamericano y del Caribe de Información en Ciências de la Salud, em San José, Costa Rica, e divulgada através da "Declaración de San José Hasta la Biblioteca Virtual en Salud".

A Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - RBCCV (http://www.scielo.br/rbccv) integra o Projeto SciELO desde novembro de 1998, com números a partir de 1997 e, aos poucos, serão inseridos retrospectivamente até o número inicial 1.1. As versões impressa e eletrônica são disponibilizadas de maneira simultânea.

A interface da RBCCV pode ser acessada nas versões em inglês, espanhol e português. Todos os trabalhos são viabilizados na íntegra, inclusive ilustrações e referências bibliográficas com "link" para o Medline. Há também informações sobre o histórico da Revista, finalidade, corpo editorial, normas para os autores e quadros estatísticos sobre o número de consultas à "home page", sobre os trabalhos mais acessados e os periódicos mais citados.

Com mais esta conquista para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, temos o prazer de proporcionar um novo caminho de pesquisa e estudo.

Lylian G. de Vasconcellos
Editora Executiva - RBCCV
CCBY All scientific articles published at bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY