Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

5

Views

CASE REPORT

Myocardial revascularization. Termino-terminal anastomosis. Intercoronarian anastomosis: report of 2 cases

Hércules Lisboa Bongiovani0; Elza Helena F Bongiovani0; Lineu João S. BIAZOTTI0; William T. Haddad0; João Otávio FREITAS JÚNIOR0; Pércio P. PANDOLPHI0; Sílvio F. C. ROSATTI0

DOI: 10.1590/S0102-76381998000100010

INTRODUÇÃO

O tratamento cirúrgico da isquemia miocárdica tem evoluído muito nas últimas décadas. Vários tipos de enxertos têm sido utilizados para a revascularização do miocárdio, sendo a artéria torácica interna o conduto de escolha para o ramo interventricular anterior. Serão relatados os casos de paciente no qual, após a ressecção do segmento arterial lesado, foi reconstruída a artéria coronária direita por anastomose direta dos cotos e, a seguir, outro paciente no qual foi utilizado um segmento de artéria torácica interna esquerda em ponte coronária-coronária na zona da obstrução.

RELATO DOS CASOS

W. T. 60 anos, sexo masculino, branco, sentiu dor precordial quando caminhava, acompanhada de síncope. Socorrido prontamente. O ECC revelou isquemia diafragmática e bradicardia acentuada; o estudo hemodinâmico revelou lesão de 90% no RIA e de 99% no início da CD (Figura 1). Foi submetido a revascularização do miocárdio através de enxerto de ATIE para o RIA e reconstrução da CD por ressecção do segmento lesado e anastomose dos cotos, como mostra a Figura 2.

N. E. S. 40 anos, branco, sexo masculino, diabético e dislipidêmico. Apresentou angina instável e a cineangiocoronariografia revelou lesão de 99% no RIA e lesão de aproximadamente 80% no terço proximal da CD (Figura 4). Foi submetido a revascularização do miocárdio após enxerto de ATIE no RIA, e um segmento de ATIE em ponte intercoronariana, como mostra a Figura 3, ou seja, uma ponte coronária-coronária.


Fig. 1


Fig. 2


Fig. 3


Fig. 4

RESULTADOS

Com um seguimento de 8 meses, ambos os pacientes estão clinicamente bem. Foram submetidos a eletrocardiograma, teste de esforço e ecocardiograma; não apresentam sinais de isquemia ou infarto na região diafragmática. Não foi realizado estudo cineangiocoronariográfico.

COMENTÁRIOS

Nas últimas décadas, vários tipos de enxertos têm sido utilizados para a revascularização do miocárdio, sendo a ATIE o conduto de escolha para o RIA pela sua duração, mesmo após os dez anos.

No primeiro caso, o segmento lesado era relativamente curto e a parede da coronária normal, antes e após a lesão. Depois de ampla liberação, optou-se pela exérese da lesão e anastomose término-terminal.

No segundo caso, foi utilizado um segmento de aproximadamente 4 cm da ATIE em ponte coronária-coronária. As anastomoses foram de fácil feitura, mantendo-se pérvias.

Assim, pudemos utilizar uma só ATI para a revascularização de duas artérias coronárias.

Article receive on Thursday, January 1, 1998

CCBY All scientific articles published at bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY