Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

7

Views

CORRELAÇÃO CLÍNICO-CIRÚRGICA

Ampliação da neopulmonar tardiamente à operação de Jatene

Ulisses Alexandre CrotiI; Domingo M BraileI; Marcelo Felipe KozakI; Lilian BeaniI

DOI: 10.1590/S0102-76382010000300022

DADOS CLÍNICOS

Criança do sexo feminino, 7 anos, 19 kg, 116 cm de altura e assintomática.

Nascida a termo com diagnóstico de transposição das grandes artérias, foi submetida à operação de Jatene com manobra de Lecompte, na primeira semana de vida. No pós-operatório imediato, apresentou endocardite por Candida glabrata, a qual foi tratada clinicamente.

No acompanhamento ambulatorial, notou-se aumento de gradiente entre o ventrículo direito e a neopulmonar, nos exames ecocardiográficos de rotina.

Com 7 anos de evolução, foi indicada nova intervenção cirúrgica, ainda que a paciente não fazia uso de medicações.

O exame físico era absolutamente normal, com exceção ao sopro sistólico ejetivo em borda esternal esquerda média +4/6+.


ELETROCARDIOGRAMA

Ritmo sinusal, frequência de 100 bat/min, SÂP + 60o, SÂQRS + 120o, QT 0,23, QTc 0,37. Sobrecarga atrial e ventricular direita e alteração da repolarização ântero-septal (Figura 1).


Fig. 1 - Eletrocardiograma pré-operatório com importante sobrecarga ventricular direita



RADIOGRAFIA

Situs solitus visceral em levocardia. Cúpula diafragmática elevada à esquerda devido à bolha gástrica. Índice cardiotorácico de 0,50. Área cardíaca e trama vascular pulmonar dentro dos limites de normalidade (Figura 2).


Fig. 2 - Radiografia de tórax pré-operatória com área cardíaca dentro dos limites de normalidade



ECOCARDIOGRAMA

Situs solitus em levocardia, pós-operatório tardio de operação de Jatene com estenose do tronco pulmonar (neopulmonar) localizada cerca de 1cm acima do plano valvar. O diâmetro do anel valvar pulmonar era de 17,2mm, tronco pulmonar 13,8mm, artéria pulmonar direita 6,3mm e esquerda 4,8mm. Ao Doppler, o fluxo era turbulento e acelerado na neopulmonar, compatível com gradiente instantâneo máximo de 116mmHg e médio de 72,9mmHg (Figuras 3 e 4).


Fig. 3 - Ecocardiograma pré-operatório em corte subcostal demonstrando a via de saída do ventrículo direito, o anel valvar pulmonar e a redução de calibre no tronco pulmonar


Fig. 4 - Doppler contínuo pré-operatório mensurando o gradiente no local da estenose supravalvar no tronco pulmonar



DIAGNÓSTICO

A reoperação foi indicada exclusivamente pelas medidas aferidas ao ecocardiograma, que aumentaram gradativamente, e as imagens de tomografia computadorizada de múltiplos detectores, que indicaram estenose anelar no tronco pulmonar, com discreta dilatação pós-estenótica. Ressalta-se que a criança era totalmente assintomática, porém sempre deve haver preocupação em evitar o aumento da massa ventricular direita, arritmias e morte súbita[1,2].


OPERAÇÃO

O primeiro procedimento de inversão arterial foi realizado no início de nossa experiência e cursou sem intercorrências na sala operatória. Dois pontos descaram-se: o episódio de endocardite no pós-operatório imediato e a utilização de placas de pericárdio bovino para reconstrução dos seios de coronarianos na neopulmonar.

Na reoperação, procedeu-se à dissecção das aderências e individualização das estruturas, identificando-se adequadamente o local do frêmito e, consequentemente, da estenose supravalvar no tronco da neopulmonar (Figura 5/Vídeo 1).


Fig. 5 / Vídeo 1 (http://www.rbccv.org.br/video/v25n3/) - Após esternotomia e dissecção das aderências localizando o local de estenose no tronco pulmonar. No vídeo pode-se notar indiretamente o frêmito palpável durante a operação



Após heparinização adequada, foi introduzida uma cânula arterial em aorta e outra venosa em átrio direito. Iniciado o auxílio da circulação extracorpórea em normotermia, sem pinçamento da aorta e abertura longitudinal do tronco pulmonar no local estenótico. Encontrado um anel de retração no local das linhas de sutura das placas de pericárdio bovino com o tecido autólogo da artéria pulmonar nativa. Tal anel foi ressecado e uma nova placa de pericárdio bovino implantada anteriormente no tronco pulmonar (Figura 6/Video 2).


Fig.6 / Vídeo 2 (http://www.rbccv.org.br/video/v25n3b/) - Placa de pericárdio bovino utilizada no tronco pulmonar para ampliação do local estenótico



O tempo de CEC foi de 18 minutos, sem isquemia miocárdica.

No pós-operatório imediato, a criança evoluiu sem intercorrências, recebendo alta hospitalar no quarto dia de internação, sem uso de medicações e com ecocardiograma demonstrando excelente ampliação do tronco da neopulmonar.

REFERÊNCIAS

1. Gontijo Filho B, Fantini FA, Lora HM, Martins C, Lopes RM, Hayden E, et al. Reconstrução da artéria pulmonar na operação de Jatene. Rev Bras Cir Cardiovasc. 2001:16(3):236-43. Visualizar artigo

2. Jatene MB, Jatene IB, Oliveira PM, Moysés RA, Souza LC, Fontes V, et al. Prevalência e abordagem cirúrgica da estenose supravalvar pulmonar pós-operação de Jatene para transposição das grandes artérias. Arq Bras Cardiol. 2008;91(1):17-24. [MedLine]

Article receive on segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CCBY All scientific articles published at bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY