Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

Carta do Editor

Domingo M. Braile

A equipe da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV) tem o prazer de apresentar o Programa Oficial do 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), como suplemento do volume 26.1. Este ano, o evento mais aguardado pelos cirurgiões cardíacos brasileiros será realizado de 31 de março a 2 de abril, em Porto Alegre, RS, juntamente com o V Congreso de La Sociedad Latinoamericana de Cirugía Cardiovascular y Torácica.

Como nos anos anteriores, aqui são encontradas todas as informações relevantes, como a programação do evento, resumos dos Temas Livres, e Pôsteres, Estatuto da SBCCV atualizado e relação dos membros associados.

Duas novidades, introduzidas ano passado, voltam a fazer parte da programação este ano, com aperfeiçoamentos e maior duração: a primeira delas é o Techno-College, fruto da parceria da SBCCV com a European Association for Cardio-Thoracic Surgery (EACTS), apresentando as mais recentes inovações tecnológicas nas áreas relacionadas à investigação cardiovascular, em especial os novos métodos cirúrgicos ou dispositivos, o ensino de novas técnicas. A outra atividade é o "Hands On", que por meio de treinamento prático, permite aos cirurgiões aprimorar seu conhecimento por meio de cirurgias.

Também os simpósios de Perfusão, Enfermagem e Fisioterapia em Cirurgia Cardiovascular e os simpósios satélites serão de grande importância, abordando o uso de novas técnicas. Enfim, é a gama da programação é bastante ampla, contemplando os mais variados interesses.

Essa robustez do Congresso deve-se ao esforço de toda a Diretoria e membros da SBCCV, "capitaneados" pelo presidente, Dr. Walter Gomes, e pelo diretor científico, Dr. Fábio Biscegli Jatene, além da Comissão Organizadora, presidida pelo Dr. Eduardo Keller Saadi.

Mais uma vez, seremos contemplados com a presença de ilustres convidados estrangeiros. São eles os Drs.: A. Pieter Kappetein (Holanda), Alain Berrebi (França), Cristian Baeza (Chile), David Taggart (Inglaterra), Georg Nollert (Alemanha), Giuseppe Bruschi (Itália), Julio Rodriguez (Estados Unidos), Manuel Antunes (Portugal), Michael Borger (Alemanha), Paul Sergeant (Bélgica), Sun Sun Lizhong (China), Tomas Salerno (Estados Unidos), Vinay Badhwar (Estados Unidos) e William F. Northrup (Estados Unidos).

Da mesma forma que em anos anteriores, espero que os participantes possam ter dias de intensa troca de conhecimentos e, como sempre, de confraternização entre a SBCCV, seus Departamentos, Profissionais de Áreas Afins, Residentes e Estudantes. Para mais informações sobre o 38º Congresso da SBCCV, os associados podem acessar o site www.sbccv.org.br/38Congresso

Lembro que no sábado, dia 2 de abril, às 12h, haverá uma reunião do Corpo Editorial da RBCCV com os Editores Associados e membros do Conselho Deliberativo. Convido todos os interessados para comparecer com críticas e sugestões, sempre bem-vindas.

Agradeço a confiança da Diretoria da SBCCV e da Comissão Organizadora. A RBCCV continua aberta para a publicação de Trabalhos Científicos, cartas, além de comentários e debates sobre a Cirurgia Cardiovascular no Brasil e no Exterior.

Recebam meu abraço,


Domingo Braile
Editor RBCCV/BJVCS
CCBY All scientific articles published at bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY