Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

RBCCV caminha para a digitalização total

Domingo M Braile0

DOI: 10.1590/S0102-76382008000400001

Tenho o prazer de começar o último editorial de 2008 com uma excelente notícia. Um acordo entre a base de dados Index Copernicus - da qual a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular/Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (RBCCV/BJCVS) faz parte - e o Google Scholar vão possibilitar a digitalização e disponibilização gratuitas de edições de periódicos científicos que ainda não estão na Internet. Esta é uma oportunidade única, que não podemos desperdiçar. A nossa coleção de Revistas do passado é muito escassa. Para algumas edições a SBCCV dispõe de apenas um exemplar. Fica aqui um pedido aos colegas que tenham colecionado as edições anteriores, para que entrem em contato para que possamos ter números duplicados e enviando os originais para serem digitalizados na Europa. Eles prometem devolver os exemplares, mas tenho receio de perder este cabedal histórico se as revistas não nos forem devolvidas.

Desta forma, os exemplares impressos da RBCCV de 1986 a 1996, que ainda não estão disponíveis na Internet, serão digitalizados. Ainda não há uma data fixada para que todos os volumes estejam on-line, mas, quando isso ocorrer, eles se tornarão uma importante fonte de pesquisa e consulta, equiparando em mais este quesito a nossa revista às melhores do mundo da cirurgia cardíaca.

Paralelamente a isso, informo que o dossiê solicitando a indexação da RBCCV/BJVCS no Thomson Reuters (antigo ISI) foi encaminhado em outubro. O relatório foi cuidadosamente preparado, com a participação fundamental da Assistente Editorial, Profa. Dra. Rosangela Monteiro, e das equipes da Bireme e da Scielo. Tenho a convicção de que, tal como ocorreu com o Medline, seremos aceitos. Isso vai contribuir para que a RBCCV seja ainda mais acessada e citada, com repercussões positivas no Fator de Impacto.

O que me faz ter esta quase certeza é que estamos cada vez mais procurando seguir o padrão internacional em termos de qualidade e quantidade de trabalhos. Este ano, foram publicados 49 Artigos Originais, um recorde desde que assumi o mandato de Editor, em 2002.

O número elevado mostra que a RBCCV se fixa como um periódico de prestígio, atraindo mais e melhores artigos. É sempre bom recordar que tal processo teve início com a internacionalização, no final de 2002, quando a revista passou a ser disponibilizada em inglês na Scielo, passando pela implantação do site próprio em 2005 (www.rbccv.org.br), com edição on-line bilíngüe e culminando com a indexação no PubMed/Medline, em 2007. Esta situação reflete-se também no número de acessos. Em outubro, foram quase 50 mil acessos no site, ou seja, mais de 1.600 por dia, apenas no site da RBCCV que somados aos mais de 1.000 pela Scielo, chega a um numero de cerca de 2.600 acessos por dia, com picos de mais de 3.000. Em outros termos são visitadas mais de 10.000 paginas por dia, nos mais diferentes países do planeta

A crescente exigência de qualificação para sermos aceitos nas bases de dados internacionais e a mudança de critérios de avaliação da CAPES e da Scielo tornam mister a necessidade de evolução e adaptação. Neste sentido, foi necessário limitar o número de Relatos de Caso por edição, a fim de manter proporção adequada com relação aos Artigos Originais.

Nos últimos volumes, a RBCCV vinha publicando cinco Relatos de Caso por edição. A partir de agora, serão apenas três, no máximo. Conseqüentemente, o tempo de espera para a publicação destes artigos, vai aumentar, para cerca de um ano. Espero que os colegas entendam a decisão e se quiserem enviar algum Relato de Caso, que sejam aqueles de fato relevantes. A nossa intenção é valorizar ainda mais os Artigos Originais e de Revisão, que dão mais peso à Revista.

Dando continuidade a uma inovação que teve início no volume 23.3, os leitores terão acesso, pelo link http:///www.rbccv.org.br/video2/fechamento.html ao vídeo de um fechamento de comunicação interventricular muscular de via de entrada do ventrículo direito. O relato por escrito está na página 589. Mais uma vez, peço aos colegas que tiverem interesse de divulgar na RBCCV procedimentos interessantes registrados em vídeo, para entrar em contato conosco.

Quero aproveitar a oportunidade para cumprimentar a nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), que toma posse em 12 de dezembro e assume em janeiro de 2009, tendo como presidente o Prof. Dr. Gilberto Barbosa, cuja competência é reconhecida por todos. Ele e os demais membros da Diretoria encontrarão muito trabalho pela frente, mas têm a experiência necessária para superar os desafios e fazer uma gestão que atenda aos anseios dos cirurgiões cardiovasculares brasileiros. A RBCCV está com as páginas abertas para colaborar no que for necessário.

Uma das primeiras missões será o 36º Congresso da SBCCV, que acontecerá de 26 a 29 de março de 2009, em Belo Horizonte, MG. O evento como sempre, vai ser marcado pelo aprimoramento científico, discussão de questões ligadas à defesa profissional e confraternização entre os colegas. O Diretor Cientifico, Prof. Dr. Walter Gomes, e o coordenador, Prof. Dr. Eduardo Augusto Victor Rocha, e sua equipe estão se empenhando para proporcionar momentos inesquecíveis.

Diferentemente do ocorrido nos últimos anos, o Programa do Congresso não será entregue previamente no endereço de cadastro dos sócios, será distribuído no primeiro dia do evento. Consultas sobre a programação poderão ser feitas no site www.sbccv.org.br/36Congresso.

Como acontece anualmente, solicitamos o Auxílio Editorial ao CNPq e aguardamos a divulgação dos resultados. A verba tem sido muito importante para que a nossa revista possa continuar investindo em melhorias e ofereça mais recursos, especialmente no site, como, por exemplo, a possibilidade de indicar os artigos por e-mail diretamente do site, bastando clicar no item "Indicar este artigo", que se encontra na parte inferior de cada um.

O sistema de Educação Médica Continuada (EMC) está em testes para os ajustes finais. A expectativa é que seja implantado no início de 2009, proporcionando aos leitores mais um meio para aprimorar seus conhecimentos. Se as respostas estiverem corretas, será emitido um certificado, que contará pontos para obtenção e revalidação do Título (sujeito ainda a aprovação).

Como de praxe, estamos publicando, na página 595, a relação dos revisores que colaboraram com a RBCCV durante este ano. Sem o trabalho cuidadoso e anônimo, nossa revista não teria atingido o nível atual. Esta é a forma que encontramos para agradecê-los.

Neste final de ano, quero cumprimentar ao corpo editorial da revista, pela dedicação, diretoria e funcionários da SBCCV pelo seu apoio, e aos anunciantes, pela confiança. Desejo a todos um Feliz Natal e que 2009 seja pleno de realizações.

Recebam meu abraço,




*Editor - RBCCV
CCBY All scientific articles published at bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY