Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

Fim de ano com boas notícias

Domingo M. BraileI

DOI: 10.1590/S0102-76382006000400002

No mês de novembro, a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV)/Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (BJCVS) recebeu duas boas notícias, que compartilho com os prezados colegas. A primeira é que, mais uma vez, fomos contemplados com o Auxílio Editorial do CNPq. Ainda não foi definido o valor da verba nem quando será liberada, mas certamente isto acontecerá em curto espaço de tempo.

A outra notícia alvissareira é que o "Index Copernicus", Base de Dados européia de crescente importância, reavaliou a nossa revista e deve elevar seu índice, o que será confirmado no início de 2007. É uma alteração ainda pequena, mas mostra que estamos no caminho certo. Alcançamos avaliações elevadas nos quesitos "Qualidade Editorial", "Circulação/Acessibilidade" e "Qualidade Técnica/Valores de Produção", além de termos zero ponto na "Pontuação Negativa" - que avalia pontualidade e correta inserção de anúncios, entre outros itens. Nossa pontuação mais baixa foi em "Qualidade Científica", não em função dos artigos publicados, mas por ainda não estarmos indexados em bases como o Pubmed e o ISI.

Mais uma vez, fica claro que a RBCCV/BJCVS tem pouco a dever às revistas científicas internacionais. Fizemos, já neste volume, pequenas adaptações para adequar a parte gráfica/editorial, como divulgar no Expediente os e-mails do Editor, Editor Executivo e Assessora Editorial, além de colocar a nossa tiragem.

Como tenho insistido desde que assumi a direção da revista, o objetivo é conseguir a indexação no Medline, mas isto independe da nossa vontade e, além de gestões junto ao Pubmed, procuramos adequar a revista com a edição on-line em português e inglês, a publicação de trabalhos de autores estrangeiros (neste volume há um Artigo Original e um Relato de Caso, nas páginas 429 e 472, respectivamente) e a submissão e revisão de trabalhos pelo site. Com autorização da Diretoria , fizemos o pagamento da anuidade de todos os sócios da SBCCV, junto à CTSnet onde todos estamos cadastrados. O Link da RBCCV que consta daquele portal agora remete os usuários diretamente para o site específico da RBCCV, muito mais ágil e atualizado do que aquele da Scielo.

Não deixamos contudo de ter a colaboração da Bireme e da Scielo, que com um trabalho sério e árduo dão apoio fundamental para a consolidação da divulgação científica em nosso país, com a criação de um novo portal, que esperamos represente um avanço nesta importante ferramenta. A Scielo recentemente submeteu umas poucas revistas - inclusive a RBCCV/BJCVS - ao ISI. Infelizmente, os resultados não foram esperados, mas o coordenador científico do órgão, Prof. Rogério Meneghini, planeja fazer nova tentativa em breve. Em setembro, tive uma longa audiência com ele, que prometeu ir pessoalmente à Filadelfia levar unicamente a nossa revista para o ISI e insistir na sua alocação naquela base de dados.

Outro aspecto importante no sentido da nossa internacionalização, e também de aumentar nossas chances de indexação, é a maior presença de especialistas estrangeiros no Conselho Editorial. Nossa mais recente "aquisição" é o Dr. Alan Menkis, Diretor Médico e Professor de Cirurgia Cardíaca do St. Boniface General Hospital, de Winnipeg, Canadá. Na seção de "Cartas ao Editor", nas páginas 483 e 484, há correspondência minha e dele agradecendo e aceitando o convite.

A RBCCV/BJCVS também está presente no "Google Scholar", hoje base de dados de grande valor pela sua abrangência. Para acessar a revista por meio dela, digite http://scholar.google.com.br/scholar?hl=en&lr=&q =%22brazilian+journal+of+cardiovascular+surgery %22&btnG=Search.

Nesta edição, publicamos três Editoriais de temas atuais e de grande interesse para o cirurgião cardiovascular. Na página XII, o Dr. Gilberto Barbosa, Coordenador da Comissão de Residência da SBCCV em Cirurgia Cardiovascular, Ensino e Treinamento, apresenta uma série de argumentos para mudanças na Residência Médica, visando capacitar os futuros Cirurgiões Cardiovasculares de maneira mais adequada, a fim de que os profissionais estejam mais capacitados para atender às expectativas da sociedade. Na página V, os Drs. Walter Gomes e Enio Buffolo discutem os efeitos da realização da revascularização miocárdica após implantação de Stents via intervenção coronária percutânea, em uma análise de estudos recentes sobre o assunto. Na página IX, também abordo a superioridade da cirurgia de revascularização do miocárdio sobre os Stents. A revista fica aberta a colaborações discutindo o assunto.

Aproveito a última edição de 2006 para mais uma vez agradecer aos revisores pelo seu importante trabalho, nem sempre reconhecido da forma que deveria. Como fizemos em 2005, estamos publicando na página 486 a relação de todos revisores que utilizaram o seu precioso tempo para colaborar com a RBCCV/BJCVS, com avaliações precisas e que, como sempre, contribuíram para manter o nível da revista em patamares elevados. A partir de 2007, vamos fornecer a todos os que terminarem as revisões um certificado que servirá como comprovante de seu trabalho, representando uma forma singela de agradecimento.

Por outro lado, novamente pedimos a revisores e autores que procurem cumprir estritamente os prazos para avaliação e correção de trabalhos. Caso um revisor não se sinta em condições de avaliar um manuscrito, seja por falta de tempo ou outro motivo qualquer, solicito que nos avise assim que receber o e-mail, a fim de que possamos encaminhá-lo para outro colega.

Da mesma forma, os autores devem verificar suas caixas postais eletrônicas com a maior freqüência possível, pois assim que a revisão de um artigo é finalizada, o sistema envia um aviso de que o mesmo foi avaliado e está disponível para correções no site, bastando para isto acessar o site www.rbccv.org.br, colocando login e senha (se esquecê-las, basta seguir o procedimento próprio para reavê-las) Como forma de agilizar o andamento dos trabalhos, a partir de 2007 o sistema vai apagar automaticamente os artigos revisados e encaminhados aos autores, cuja nova versão não for enviada em até 12 semanas. A medida pode parecer um pouco drástica, mas somente desta forma vamos coibir os atrasos que, muitas vezes, prejudicam a editoração da revista. Lembramos, ainda, que sempre que o e-mail for trocado, o cadastro feito no site deve ser atualizado para evitar que a mensagem não chegue ao destinatário. Contamos com a compreensão costumeira e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Também em 2007 deveremos implementar a Educação Médica Continuada em Cirurgia Cardiovascular On-Line. Em todas as edições haverá artigos sinalizados, os quais os interessados acessarão e responderão a perguntas relacionadas a eles. Atingindo uma pontuação pré-determinada, será emitido um certificado digital, que contará pontos para a revalidação de título. A iniciativa é pioneira no Brasil.

Ao final de mais um ano de jornada, cumprimento, além dos autores e revisores, todos aqueles que continuaram tornando a publicação da RBCCV/BJCVS possível. Meus agradecimentos especiais à Diretoria, associados e funcionários da SBCCV pelo indispensável apoio, e aos anunciantes, pela contínua confiança.

Tenho a certeza que a revista continuará seu esforço para ampliar sua penetração internacional e não faltará empenho para nos aperfeiçoarmos ainda mais.

Desejo a todos um Feliz Natal e um ano de 2007 pleno de realizações.



1 Editor

RBCCV/BJCVS
CCBY All scientific articles published at bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY