Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

Palavras do Prof. Dr. Domingo M. Braile

Domingo M. Braile

DOI: 10.1590/S0102-76382004000400001

A cirurgia cardiovascular brasileira perdeu, nos últimos meses, três de seus mais brilhantes representantes, que durante décadas se esforçaram, por meio de um trabalho incessante, para consolidar nosso País como uma das referências mundiais na modalidade que abraçamos. Os professores Hugo Felipozzi, Régis Jucá e Sebastião Rabello partiram para o plano espiritual, entristecendo-nos e deixando nosso meio mais pobre. O exemplo deles, entretanto, ficará indelevelmente marcado tanto para aqueles que tiveram o prazer de conviver com eles como para as gerações futuras, que muito terão a aprender com os ensinamentos.

Este volume da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV) é dedicado a eles. A partir da página 424, há breves necrológios contando um pouco da vida de cada um. É a forma da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), por intermédio de seu veículo de divulgação, deixar registrado o agradecimento pelos serviços prestados por estes três grandes mestres.

Felizmente, a semente plantada por eles e outros pioneiros continua a frutificar no Brasil, e não somente no campo da cirurgia cardiovascular. O crescimento da produção científica nacional deixou de ser assunto restrito a pesquisadores, centros de estudo e publicações da área e já ocupa grandes espaços na chamada grande imprensa. Recentemente, o jornal "Folha de S. Paulo" e a revista "Veja" publicaram reportagens mostrando a importância da ciência no nosso País. A "Folha", em 26 de outubro, destacou o crescimento de 191%, entre 1988 e 2001, do número de artigos de autores latino-americanos publicados em periódicos especializados, segundo estudo da Fundação Nacional de Ciências (NSF, na sigla em inglês), uma das principais agências de fomento à pesquisa dos Estados Unidos. Segundo o jornal, o Brasil foi a nação latino-americana com o maior número de trabalhos publicados em 2001 e a que conseguiu o maior crescimento - foi responsável por 44,1% da geração de artigos de ciência e engenharia.

A "Veja", por seu lado, na edição de 3 de novembro, fez matéria com os 12 cientistas residentes no Brasil cujos trabalhos são mais citados em publicações internacionais. É interessante notar que a reportagem começa destacando a importância da revisão pelos pares como um dos pilares da ciência, citando literalmente que "A revisão pelos pares é o que distingue a ciência de outras atividades de observação e interferência na natureza, como a astrologia e a alquimia".

A RBCCV sempre teve como princípio a importância de que a aprovação dos artigos passe pela revisão pelos pares. O processo é, muitas vezes, demorado, com idas e vindas dos trabalhos apresentados, mas o rigor dos avaliadores é fundamental para que a versão final seja de qualidade ainda maior do que quando foi apresentado, fazendo com que a revista tenha mantido sua credibilidade ao longo dos anos.

Este rigor, aliado à preocupação com o aspecto gráfico - o layout -, possibilitou que obtivéssemos novamente o auxílio editorial concedido a publicações científicas pelo CNPq, verba que embora aquém do solicitado é fundamental para fazer frente às variadas despesas da revista. Continuamos, ainda, esperançosos de conseguir a indexação no Medline. Reiteramos que o processo é demorado, mas temos fé de que seremos aprovados. Também em função das exigências do Medline em relação à quantidade e qualidade dos trabalhos publicados para que um periódico possa ser incluído naquela base de dados, pedimos novamente aos colegas que continuem a enviar seus manuscritos.

Conforme adiantamos na edição anterior, a versão on-line da revista já está sendo disponibilizada pelo Scielo em inglês e português. E, desde outubro, foi implementada uma alteração: as edições até o ano de 2003 continuam sendo acessadas pelo link www.scielo.br/rbccv. Para acessar as edições - em português e inglês - a partir de 2004, o link é www.scielo.br/bjcvs. Solicitamos que os colegas anotem o novo endereço eletrônico e que comuniquem a outras pessoas que costumam acessar a revista, no Brasil ou no Exterior.

Por fim, gostaríamos de agradecer àqueles que colaboraram com a RBCCV em 2004 - Autores, Revisores, Editores Associados, Membros do Conselho Editorial, Diretoria da SBCCV e Anunciantes. Sem a valorosa ajuda de todos, nosso trabalho não teria sido possível. Aproveitamos a ocasião para desejar um ano de 2005 repleto de realizações e boas notícias.

Recebam meu caloroso abraço,



Domingo Braile - Editor RBCCV
CCBY All scientific articles published at bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY