Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

1

Views

EDITORIAL

Palavras do Prof. Dr. Domingo M. Braile

Domingo M. Braile

DOI: 10.1590/S0102-76382004000200001

Os cirurgiões cardiovasculares estiveram mais uma vez reunidos de 15 a 17 de abril último, durante o 31º Congresso Nacional de Cirurgia Cardíaca, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), inaugurando o Estação Embratel 21 Convention Center, em Curitiba, PR.

Coordenado pelo Dr. Luiz Fernando Kubrusly, o evento correspondeu plenamente às expectativas, devido à relevância dos assuntos escolhidos e ao alto nível dos 104 trabalhos apresentados, além das palestras, cursos e simpósios, que certamente colaboraram para o aprimoramento do conhecimento científico de todos.

Foram abordados temas de grande interesse, como Tratamento Cirúrgico da Insuficiência Cardíaca, Controvérsias na Revascularização Cirúrgica e Percutânea do Miocárdio, Terapia Celular e Inovações em Cirurgia Cardíaca. A Comissão Organizadora também promoveu o I Simpósio de Perfusionistas, em conjunto com o Departamento de Circulação Extracorpórea e Assistência Mecânica da SBCCV e Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea.

Estiveram presentes mais de 800 participantes, entre médicos, residentes e convidados, além dos expositores e visitantes. Destaque para a presença de cinco convidados internacionais: Dr. Borut Gersak, da Eslovênia; Dr. Bud Frazier, Dr. Rodolfo Neirotti e Dr. Gerald Buckberg, os três dos Estados Unidos, e Dr. Sylvain Chavaud, da França, que abrilhantaram ainda mais o Congresso.

A programação social foi das mais movimentadas. Na noite do dia 15 de abril, houve a cerimônia de abertura oficial, com uma excelente palestra do Dr. Adib Jatene com o tema "A Situação da Saúde no Brasil". Durante aproximadamente uma hora, o Dr. Adib discorreu brilhantemente sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor e apontou saídas para os impasses. Depois, foi oferecido um coquetel aos participantes.

No dia seguinte, houve o jantar de confraternização, oferecido pela "Braile Biomédica" e animado pela "Heart Band", capitaneada pelo colega Dr. Francisco Gregori. No dia 17, ocorreu o jantar de encerramento, oferecido pela "Ethicon", com a presença da Banda Solution.

Na ocasião, foram entregues os prêmios aos melhores trabalhos científicos. A Comissão Julgadora premiou o tema livre "Implante intramiocárdico de células tronco autólogas no miocárdio isquêmico. Resultados com um ano de seguimento clínico", do Dr. Sérgio Almeida de Oliveira e colegas. Os temas livres e pôsteres são apresentados a partir da página 196.

No dia 14 de abril foram realizadas as provas Escrita e Oral para Título de Especialista. Dos 33 participantes, 24 (72,72%) foram aprovados, demonstrando a preocupação da grande maioria dos candidatos em se preparar bem para o exame.

Durante o Congresso, destaque para a Assembléia Geral, que aprovou a alteração do Estatuto da SBCCV, modernizando-o e o colocando em sintonia com o desejo dos associados e com as necessidades do cirurgião cardiovascular.

Não podemos deixar de citar a eleição da nova diretoria para o biênio 2004-2006. Desejamos ao novo presidente, Dr. Alexandre V. Brick, e seus pares, muito sucesso nesta empreitada. A Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (bjcvs), como veículo da SBCCV, coloca-se à disposição para colaborar, pois, além de sua função de divulgar os trabalhos científicos, tem sido um fórum de debates sobre a cirurgia cardiovascular, seus dilemas e desafios e sua importância na atual conjuntura nacional e internacional.

Também não podemos deixar de cumprimentar a diretoria que encerra seu mandato. Durante estes dois anos, o presidente, Dr. Jarbas Dinkhuysen, e seus pares muito fizeram pela nossa categoria, procurando incessantemente melhorar as condições de trabalho e o reconhecimento do cirurgião cardiovascular.

Aproveitamos para, de coração, agradecer ao Dr. Pablo Pomerantzeff a gentileza de fazer constar em ata um agradecimento pelo trabalho desenvolvido por nós frente à bjcvs durante os dois primeiros anos de nosso mandato como Editor. Sem a permanente colaboração da diretoria e de todos os associados, não teríamos condições de fazer com que a publicação atingisse seu atual patamar. Continuaremos batalhando pela inclusão no Medline, que está próxima de concretizar-se, e nos preocupando, juntamente com toda nossa equipe, em aperfeiçoar a revista, a fim de que ela possa atender às aspirações de todos.

Os discursos de posse do novo presidente e a despedida daquele que deixa o cargo estão publicadas a partir da página 242. Também nesta edição publicamos um artigo especial do Departamento de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica da SBCCV e da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, mostrando o quadro das cirurgias congênitas em nosso país (pág. III)

Temos ainda muitos desafios pela frente, mas estamos procurando superar todos os obstáculos a fim de viabilizar a bjcvs economicamente e mantê-la em seu atual patamar, que a coloca em pé de igualdade com as melhores publicações científicas do mundo. A capacidade do cirurgião cardiovascular brasileiro fica cada dia mais clara e os trabalhos recebidos refletem esse nível. Conclamamos os colegas a continuarem a enviar suas colaborações, lembrando que os artigos publicados estarão online em inglês e também em português, graças ao Scielo, que está disponibilizando as revistas nos dois idiomas.

Recebam meu abraço e boa leitura,

Domingo Braile - Editor bjcvs

Obs: Apesar de por motivos de doença não ter participado, pela primeira vez de um dos nossos Congressos, estive presente virtualmente, recebendo informações diárias pelo nosso Editor Executivo, Ricardo Brandau, e nossos Editores Associados, que estiveram mantendo-me ao par de todos os acontecimentos durante este evento, que marcará época na História dos nossos Congressos. Quero citar particularmente o Dr.Ulisses Croti, que teve a gentileza de me representar na apresentação a respeito das atividades da bjcvs. Finalmente, agradeço a todos que me permitiram redigir este Editorial.
CCBY All scientific articles published at bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY